fevereiro 17, 2010

BRANDS FEVER


Na Revista TPM deste mês, li um texto muito bacana escrito pela jornalista radicada nos EUA, Tânia Menai.
Ela comenta e questiona a mania dos brasileiros por peças "de marca".
Ela cita uma pessoa que conhece e cujo trabalho com moda já dura 50 anos, que diz: "Os mais fracos por dentro, precisam dessa auto-afirmação por fora. Para eles essas marcas exercem essa função. Saem pela rua como outdoors e, assim, sentem-se aceitos pela sociedade sem ter que provar muita coisa. Pessoas autênticas e seguras não precisam disso."
Não sei de quem é essa citação, mas já adoro essa pessoa!rs
Me lembro bem que, nos anos 80, meu pai (publicitário) me questionou sobre o quanto eu estaria ganhando para usar uma camiseta de uma famosa marca de refrigerantes. Isso nunca me saiu da cabeça porque, afinal, fez todo o sentido. Quanto eu recebi para fazer a marca ser lembrada a cada saidinha pelas ruas? Niente.
A Tânia também questiona a necessidade de se comprar um jeans de U$ 290,00, quando em lojas mais populares um jeans de ótima qualidade custa apenas U$ 19,00.
Para as pessoas que não trabalham nesse meio, talvez seja mesmo mais difícil entender que não há o que justifique preços tão absurdamente altos. Simplesmente não há!
E, para informar, o que é produzido em larga escala deveria, inclusive, custar mais barato porque o preço de toda a matéria-prima e o custo da mão de obra caem muito em relação à uma peça feita artesanalmente e em pouquíssima quantidade.
Nem o "status" que essa roupa poderá vir a conferir e, diga-se de passagem, isso é uma ilusão, claro!
Uma calça jeans que custe R$ 1.500,00, por exemplo, deveria ser realmente mágica. Ao vesti-la, passaríamos a ter o corpo da Gisele, a boca da Angelina, o "derriére" da Byoncé, uma conta invejável no banco e o George como marido. But, girls, isso não acontece, ok?
As pessoas mais informadas que a Tânia conhece, lá em NY, bem como as que eu conheço por aqui, não ligam prá isso. Preferem estilo e exclusividade às roupas feitas "en masse".
Então, meninas e meninos, não é cool sair por aí com os "logos" prá fora...ok? À não ser, óbviamente, se você foi contratado para isso...rs.
O que é preciso para se vestir bem e ser admirado são só 3 coisinhas:
1) Muita atenção ao acabamento da peça e seu caimento.
2) O que eu chamo de "olho bom".
3) Bom senso.
As chamadas tendências estão em lojas de A à Z. O bom acabamento e o preço justo, em algumas delas. Sua auto-estima e estilo pessoal, dentro de vc!
Bj




Share/Save/Bookmark